"Domestic Workspaces" é um curioso projeto artístico criado por Silvia Garcia Camps, uma colagem de elementos comuns encontrados em quarenta e seis diferentes escritórios internacionais de arquitetura. Este patchwork procura evidenciar a intimidade do espaço de criação em um escritório de arquitetura, elementos familiares que constroem a atmosfera doméstica deste ambiente de trabalho. Veja à seguir algumas destas criativas composições criadas por Silvia:
Arno Brandlhuber
Espai Rö
Sam Chermayeff Office
“Domestic Workspaces” é o desdobramento de um projeto pessoal, onde procuro explorar a domesticidade dos espaços e paisagens, criando imagens e inventando projetos, os quais refletem meus desejos e sensibilidades através de objetos e ilustrações. Dando sequencia a este projeto, decidi buscar estes mesmos elementos domésticos em estúdios de arquitetura. A seleção destes escritórios, quarenta e seis no total, se deu sobre um critério bastante pessoal, conhecendo suas obras de antemão - mas não o lugar onde eles trabalhavam-, razão que despertou toda minha curiosidade e me motivou a criar estas narrativas ilustradas.
A técnica é uma mistura de desenho à mão e collage digital. O resultado é um patchwork naïve que me permite um certo grau de autonomia e liberdade na hora de reproduzir este ambiente doméstico de um escritório de arquitetura. Conforme avançava no projeto, fui encontrando pontos de interceção entre estas dezenas de escritórios: livros que se repetiam, objetos parecidos, organizações similares… mas aquilo que mais se destacava era justamente esta domesticidade do espaço de trabalho, resultando do uso e apropriação do espaço por seus “moradores”, arquitetos que também são pessoas comuns, espaços que refletem seus hábitos cotidianos, como se os estúdios fossem uma extensão de suas próprias casas, por que de fato, eles são até muito mais do que isso.
Descubra outros destes escritórios pelos olhos da artista em seu Instagram @sgcamps.